O trabalho remoto, também conhecido como home office, é uma prática amada por alguns e odiada por outros. Contudo, implementar algumas mudanças no seu espaço de trabalho em casa pode ser a chave para se acostumar com a nova rotina – e sentir níveis de produtividade voltando ao que você estava acostumado.
O home office é uma tendência em várias metrópoles mundiais, incentivada por diversos fatores, principalmente pela economia e independência. O levantamento do IBGE liberado em 2019 mostrou que no ano anterior o país bateu record nos números de trabalho remoto.
A pandemia do novo Coronavírus fez crescer o número de empresas que transferiu suas atividades para o home office, e esse período de adaptação pode ser mais difícil para quem não fazia trabalho remoto, ou fazia poucas vezes na semana.
Espaço de trabalho
Se você não era o melhor amigo da organização, chegou a hora. Conserve sua mesa com o mínimo possível de coisas, de preferência só as que você realmente precisa enquanto trabalha.
Caso a sua mesa de trabalho também é a mesa de refeições, saiba estabelecer limites: monte seu espaço de trabalho quando o turno começar, e desmonte quando o dia acabar. Se a sua mesa for grande o suficiente, escolha um dos cantos ou a metade dela para ser a sua área de trabalho, ficando o mais longe possível dos respingos de comida ou derramamento de líquidos.
E se sua mesa de trabalho ficar no quarto, a arrumação vale para o cômodo todo. Cama arrumada, guarda-roupa de portas fechadas e janela aberta para ventilar e iluminar o ambiente são um trio indispensável.
Na hora da decoração
Em um home office, é importante garantir a privacidade e reduzir a interferência de luz externa. Se você precisa bloquear completamente a entrada de luz, as persianas blackout são uma boa opção. Já se você precisa de um pouco mais de flexibilidade na entrada de luz, as persianas tela solar podem ser ideais.
A iluminação é importante para garantir um ambiente de trabalho adequado. Certifique-se de escolher persianas ou cortinas que permitam a entrada de luz natural durante o dia, mas que possam ser facilmente fechadas caso haja reflexos na tela do computador. Persianas de madeira são indicadas para filtrar a luz natural e criar um ambiente aconchegante.
Este é um espaço que pode expressar a personalidade do dono. Escolha cortinas ou persianas que combinem com o estilo do espaço. Para um ambiente mais descontraído, por exemplo, cortinas com estampas coloridas podem ser uma boa escolha. Já para um ambiente mais formal, persianas ou cortinas de tecidos mais clássicos e neutros.
Certifique-se de escolher persianas ou cortinas que sejam adequadas para as dimensões da janela. Persianas de rolo são uma boa opção para janelas maiores, pois ocupam menos espaço e são fáceis de instalar. Já cortinas de tecidos mais volumosos podem ser ideais para janelas menores.